O projeto "Oasis Bisalhães" foi realizado no âmbito do desenvolvimento de atividades educacionais dirigidas para as escolas do 1º CEB de Vila Real, do projeto “LOUÇA PRETA DE BISALHÃES: Valorização e Inovação Turística”, apoiado pelo Turismo de Portugal, com o objetivo de contribuir para a valorização deste património cultural entre as gerações mais novas.
As atividades consistiam no desenvolvimento de um jogo pedagógico, chamado Oasis Bisalhães, concebido para decorrer em dois ambientes complementares entre si: o digital e o físico, de forma a envolver as crianças, as suas famílias, professores, escolas, moradores de Bisalhães e oleiros.
A estrutura do jogo foi desenhada para decorrer ao longo de 7 etapas, baseadas no Jogo Oásis, uma ferramenta social de desenvolvimento comunitário e de uso livre, desenvolvida pelo Instituto Elos, no Brasil.
A jornada foi idealizada com base na criação de uma história mitológica, que introduz a história do Barro preto de Bisalhães. As etapas seguintes foram pensadas para ter atividades interligadas, numa lógica de evolução, devendo ser realizadas pelas crianças, com apoio dos professores, permitindo-lhes avançar no jogo, passo a passo.