Carlos Saraiva nasceu em Ferreirim, concelho de Sernancelhe, distrito de Viseu, em 1975.
Licenciou-se em Engenharia Civil em 2001, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Entre 2004 e 2005, nessa mesma instituição, fez uma Pós-graduação em Engenharia e Planeamento Municipal, tendo em 2012 concluído a Pós-Graduação em Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Iniciou a sua atividade profissional em 2001 na área da construção de rodovias, inserido num grande consórcio internacional. No entanto, cedo percebeu que o Planeamento e Ordenamento do Território eram a sua área de eleição.
Colaborou no Grupo de Estudos Territoriais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (GETER – UTAD) e desempenhou funções como Técnico Superior no Município de Vila Real durante 8 anos, o que lhe permitiu ter a perspetiva institucional sobre o serviço público.
A tendência natural para a procura de novos desafios levou-o, em 2015, a mudar-se para o setor privado, o que lhe permitiu desenvolver projetos e colaborar com um grupo bastante alargado de profissionais de várias áreas, com destaque e foco nos últimos anos para o planeamento e ordenamento do território, urbanismo e desenvolvimento territorial sustentável.
Para além da atividade profissional, tem como interesses a história, outras áreas da engenharia como a aeronáutica e naval, os carros clássicos e a apicultura. Desportivamente, é fã de ski, do ciclismo, de competições automóveis e da NFL.